A Studio Wildcard anunciou Ark 2 em dezembro de 2020, por meio de um trailer que chamou atenção mundialmente ao revelar Vin Diesel como um dos personagens centrais do jogo. No entanto, cinco anos após a revelação inicial, a aguardada sequência ainda não foi lançada — e a espera será maior do que o previsto.
Em uma conversa recente com a Epic Games, Jeremy Stieglitz, cofundador da Studio Wildcard, explicou que o desenvolvimento de Ark 2 tem se beneficiado da experiência acumulada pelo estúdio ao longo dos últimos anos, especialmente no uso do motor gráfico, além do constante feedback da comunidade a partir das experiências já disponíveis no universo da franquia.
Segundo Stieglitz, após a definição do cronograma de produção, o estúdio concluiu que o plano atual é lançar Ark 2 apenas em 2028. A decisão reflete a complexidade do projeto, que exige que a equipe domine novas tecnologias e mecânicas para alcançar a visão ambiciosa proposta para o jogo. Seja no design de gameplay ou na parte técnica, o estúdio afirma que precisa de mais tempo para entregar a experiência desejada.
Enquanto isso, a Studio Wildcard pretende preparar os jogadores com conteúdos intermediários. Um dos principais exemplos é a expansão Legacy of Santiago, de ARK: Survival Ascended, que servirá como campo de testes para diversas funcionalidades e mecânicas pensadas para Ark 2. Caso a recepção do público seja positiva, esses elementos poderão ser refinados e incorporados à sequência.
Com o avanço no uso do Unreal Engine 5 e a necessidade de validar novas ideias de gameplay, o estúdio estima que ainda serão necessários pelo menos mais três anos de desenvolvimento antes que Ark 2 esteja pronto para chegar às mãos dos jogadores.
