O Spotify anunciou nesta quarta-feira (19) uma nova funcionalidade que permitirá aos assinantes do plano Premium visualizar, diretamente no aplicativo, os samples, covers e colaborações presentes nas músicas que estão ouvindo. O recurso, chamado SongDNA, utiliza a tecnologia do WhoSampled, serviço especializado em mapear conexões musicais e recentemente adquirido pela plataforma.

O SongDNA será exibido no mesmo espaço onde hoje aparecem as letras em tempo real e informações sobre o artista. Por meio de uma visualização interativa, o usuário poderá explorar detalhes sobre a origem das faixas, incluindo trechos reutilizados, versões gravadas por outros artistas e participações especiais.
A compra do WhoSampled foi anunciada junto ao lançamento da ferramenta. Segundo o Spotify, todos os dados sobre samples, covers e remixes exibidos no SongDNA serão fornecidos pela base do serviço adquirido.
A empresa também informou que vai ampliar a seção “Ver créditos da música”, atualmente limitada a dados de interpretação, produção e composição. Com a atualização, passarão a ser exibidos engenheiros de som, compositores adicionais e artistas convidados. A novidade será implementada primeiro nos aplicativos para smartphones e deve chegar à versão para desktop nos próximos meses.

Além disso, o Spotify prepara a chegada da seção “About the Song”, que reunirá cards interativos com informações sobre o processo criativo das músicas, incluindo inspirações, histórias de composição e impacto cultural das obras. A funcionalidade também será exclusiva para usuários Premium.
O SongDNA e o About the Song serão disponibilizados no início de 2026, mas o acesso, inicialmente, ficará restrito a artistas e suas equipes. A empresa não deu detalhes sobre quando os novos recursos devem chegar ao público geral.
🎬 Uma nova história começa agora! Seja bem-vindo ao Maratona Geek. 📢 Notícias, reviews e muito mais, em um novo lugar. 🚀 Vem maratonar com a gente! Instagram
