Em entrevista ao programa Sunday Brunch, do canal britânico Channel 4, o cofundador da Rockstar Games, Dan Houser, falou sobre o uso de inteligência artificial em seu novo projeto, A Better Paradise, e avaliou o impacto da tecnologia no futuro dos videogames.
Houser confirmou que a equipe já utiliza IA durante o desenvolvimento, mas afirmou que o recurso ainda está longe de ser a solução anunciada por algumas empresas. “Estamos começando a usar IA, mas a verdade é que grande parte dela ainda não é tão útil quanto algumas empresas querem que você acredite”, afirmou. “Ela não vai resolver todos os problemas. Precisamos de tecnologia em várias áreas, e a IA é ótima em algumas tarefas, mas ainda não consegue realizar outras.”
Ao ser questionado sobre o papel da IA no futuro da indústria, o criador destacou que os jogos podem seguir “um caminho realmente interessante” ou acabar focados excessivamente em estratégias de monetização. “Existe sempre esse perigo em qualquer forma de arte comercial: a distração causada pelo dinheiro”, disse. Apesar disso, ele acredita que há grande espaço criativo para experiências narrativas mais envolventes, objetivo que afirma perseguir ao longo da carreira.
Sobre o embate entre criatividade e lucro, Houser avaliou que ambos os lados tendem a coexistir. “Acho que haverá duas partes. Já vi isso acontecer em setores da indústria de jogos, onde ambos acabam vencendo.”
Enquanto o debate sobre IA avança, o próximo grande lançamento da Rockstar continua no radar dos jogadores: GTA 6, previsto para chegar ao PlayStation 5 e Xbox Series X/S em 19 de novembro de 2026. A versão para PC ainda não foi confirmada.
