O Google lançou, nesta quinta-feira (20), o Nano Banana Pro no aplicativo Gemini, ampliando o conjunto de ferramentas de geração e edição de imagens com inteligência artificial. A atualização promete oferecer qualidade de “estúdio” e melhorar a legibilidade de textos inseridos nas imagens.
O novo recurso chega poucos dias após a estreia do Gemini 3, a geração mais recente do modelo de linguagem da empresa, que trouxe ganhos de desempenho e maior capacidade criativa ao chatbot e às plataformas relacionadas, como o Google AI Studio.
O Gemini 3 Pro Image, apelidado de Nano Banana Pro, substitui o modelo Nano Banana lançado em agosto e apresenta controles criativos mais avançados. Entre as novidades, está a possibilidade de fazer edições localizadas em qualquer parte da imagem, ajustar ângulos de câmera, alterar o foco, aplicar gradação de cores mais precisa e modificar totalmente a iluminação da cena.
As imagens geradas também podem ser exportadas em diferentes proporções de tela e em resoluções 2K e 4K, tornando o conteúdo adequado tanto para redes sociais quanto para impressão.
Os comandos são realizados por meio de prompts dentro do Gemini. Em uma demonstração, o Google utilizou a instrução “foque nas flores” ao enviar uma foto de uma pessoa em um campo, fazendo com que o sistema desfocasse automaticamente a modelo e o fundo, destacando apenas o elemento desejado.
Com a atualização, o Google reforça sua estratégia de posicionar o Gemini como uma plataforma mais completa e competitiva no cenário de criação visual por IA.
🎬 Uma nova história começa agora! Seja bem-vindo ao Maratona Geek. 📢 Notícias, reviews e muito mais, em um novo lugar. 🚀 Vem maratonar com a gente! Instagram
